Tiradentes
A Cidade de Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. O arraial posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, a atual São João del Rei. Em 1718 o arraial foi elevado à vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, Futuro rei de Portugal, passando em 1860, à categoria de cidade. Durante todo o século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais.
Em Tiradentes pode-se encontrar artesanato em madeira, pedra sabão, latão, folha de flandres, tecelagem prata de boa qualidade e originário de toda região.
Ao doces mineiros também podem ser degustados em diversas casa como: canudo de doce de leite, doce de leite, ambrosia, biscoito de amendoim, pé de moleque, entre outros.
A culinária local preza os pratos mineiros como o feijão tropeiro, tutu mineiro, frango a molho pardo, frango com “ora pro nobis” (erva trepadeira com grande teor nutritivo).
Fotos: Kiko Neto – kikoneto@yahoo.com.br
Confira alguns destaques do calendário anual de eventos:
- Festival de Cinema (2ªQuinzena de Janeiro)
- Carnaval (Fevereiro/Janeiro)
- Foto em Pauta (Março/Abril)
- Semana Santa (Março/Abril)
- Semana da Inconfidência (16 a 21 de abril)
- Encontro de Motos (2ªQuinzena de Junho)
- Festival de Gastronomia (2ªQuinzena de Agosto)
- Reveillón